Esse artigo é composto por diversas dicas de como prevenirmos quedas em idosos.
A maior parte das orientações apresentadas aqui se origina do livro de Betty Perkins-Carpenter, chamado “How to prevent falls – better balance, independence and energy in 6 simple steps” (como prevenir quedas – melhor equilíbrio, independência e energia em 6 passos simples). É um livro simples, desenvolvido com a proposta de ensinar o leigo (idoso) a realizar atividades e exercícios além de fornecer orientações, para que tenha um melhor equilíbrio. Pode ser útil também para os profissionais que trabalham com idosos.
Nesse artigo estamos nos focando nos comportamentos e no ambiente. Não estaremos falando a respeito de atividades físicas e exercícios.
Aí vão as dicas. Continuem lendo.
Dicas gerais:
. cordas, brinquedos e outros objetos não podem estar espalhados pelo chão, pois dificultam a passagem e o idoso pode tropeçar neles. Tapetes espessos também podem se perigosos, pois criam uma espécie de “degrau” que pode não ser percebido.
. a condição do chão, dos carpetes e dos corrimãos de escadas devem estar boas. Cuidado com chãos e carpetes esburacados ou corrimãos quebrados.
. colocar “luzes noturnas” nos ambientes, como no quarto, nas escadas, no banheiro e nos corredores.
. em chãos polidos, usar cera não escorregadia, ou não usar cera. Isso vale para qualquer região da casa.
. orientar o idoso para “dar tempo aos olhos” ao entrar num ambiente. Dessa forma, se o ambiente está um pouco escuro, consegue-se uma melhor adaptação dos olhos de forma que ele possa enxergar melhor.
. cadeiras devem ser fortes para agüentar o peso do idoso, e devem ter apoio de braços para o idoso poder empurrar para se levantar ou se apoiar para sentar. Esteja sempre atento à boa condição das cadeiras.
. oriente o idoso a “encontrar seu equilíbrio” antes logo após ficar de pé.
. usar calçados que se fixam bem ao pé e fornecem um pouco de tração, ao invés de calçados que deslizam facilmente ou ficam muito frouxos no pé.
. se o idoso eventualmente sente tontura, deve ser orientado a usar uma bengala ou andador.
. nas ruas cuidado com as calçadas. O degrau pode não ser visto.
. orientar o idoso a não andar de costas no supermercado, especialmente com carrinho. O idoso deve dar a volta se deseja pegar um item da prateleira, e não andar de costas.
. leve o idoso regularmente ao oftalmologista, para sempre ter a melhor capacidade de visão possível.
. atenção aos medicamentos, alguns podem ter efeitos colaterais que podem prejudicar a visão ou o equilíbrio. Converse com o médico do idoso a respeito, ou oriente-o a fazer.
. O idoso não deve exagerar no álcool. As conseqüências ao equilíbrio já são intensas nos mais jovens, nos idosos ainda mais.
Nas escadas:
. deve haver corrimãos em ambos os lados da escada. Esses corrimãos devem ter largura adequada e espaço adequado (entre o corrimão e a parede) para que o idoso possa segurá-lo adequadamente. Além disso, deve haver um interruptor antes do início e depois do fim dos degraus, para que o idoso possa acender a luz tanto antes de subir como antes de descer.
No quarto:
. deve haver um interruptor logo na entrada do quarto, e outro próximo à cama. Dessa forma o idoso tem facilidade para acender a luz tanto antes de entrar, quanto logo antes de se levantar.
. deixar uma lanterna próxima à cama do idoso. Essa é uma opção alternativa, quando não há a possibilidade de um interruptor, e pode ser útil caso alguma região da casa não tenha iluminação adequada (exemplo, corredor que leva ao banheiro).
No banheiro:
. se o idoso tiver dificuldade de manter o equilíbrio, deve usar uma cadeira de banho.
. se usar uma banheira, deve haver uma barra na parede para ele se segurar ao sair. Essa é uma barra que é presa fixamente à parede, de forma que o idoso possa se segurar nela com segurança.
. o idoso deve ser orientado a sempre verificar a temperatura da água antes e entrar na banheira ou chuveiro. Se muito quente (ou fria) ele pode vir a realizar um movimento reflexo e se desequilibrar.
. secar o chão do banheiro. O idoso tem mais risco de escorregar que o jovem. Se o piso estiver molhado, tanto maior esse risco.
Se vocês, prezados leitores deste blog, tiverem outras dicas, conhecerem sites ou locais onde podem ser encontradas mais informações, enviem-nos através dos comentários. É uma forma de divulgar esse conteúdo e contribuir com todos.
Referências Bibliográficas:
PERKINS-CARPENTER B – How to prevent falls – better balance, independence and energy in 6 simple steps – Senior Fitness Productions, 2006.
Olá Claudio.
ResponderExcluirAdorei as dicas, tenho avô de mais de 80 anos e uma das maiores preocupações realmente é com tombos e quedas,nessa idade pode ser fatal.
Post divulgado no blog Teia.
Até mais