(fascite, faceíte, fasceíte)
Atenção: o artigo a seguir se destina a estudantes e profissionais da fisioterapia. Se você sente dores no pé, procure sempre um profissional da saúde para poder avaliá-lo adequadamente.
A fasciíte plantar muitas vezes se torna crônica, e se torna um problema difícil de ser resolvido. O que será apresentado a seguir é o alongamento específico da fáscia plantar. Ele foi utilizado por um pesquisador chamado DiGiovanni, da Universidade de Rochester nos Estados Unidos, num estudo que comparou a aplicação deste alongamento com o alongamento da panturrilha (o “empurrar da parede”) em pessoas com fasciíte plantar crônica, e observou que o primeiro proporcionava maior redução dos sintomas.
Numa segunda pesquisa apresentada por DiGiovanni, ele aplicou o alongamento específico da fáscia também nas pessoas da primeira pesquisa que haviam recebido somente o alongamento da panturrilha, e observou que houve uma melhora significativa dos sintomas.
Veja um artigo mais completo sobre fasciíte plantar, onde demonstramos o alongamento específico, no site da Optima Fisioterapia.
De grande valor o artigo!!! a fascite acomete muitos desportitas e estes por desinformação nao sabem o que está acontecendo e abandonam as atividades sem procurar tratamento adequado... Att: Thedy Barros (THEDY BARROS ATIVIDADE FISICA & ASSESSORIA EM SAUDE).
ResponderExcluirOi Thedy,
ResponderExcluire a grande maioria, senão todos, conseguiriam retornar às atividades se realizassem o tratamento adequado. Na maior parte dos casos de fasceíte plantar esse alongamento é um recurso muito eficaz, e sua realização é bem simples.
Um abraço,
Claudio