A fasciíte plantar (também escrita faceíte ou fasceíte plantar) é a inflamação da fáscia. Essa inflamação pode se tornar crônica, e assim os sintomas podem permanecer por meses e até anos. Uma explicação para como ela se inicia vem a seguir.
Durante cada passo na corrida a fáscia é tensionada, pois ela se estica quando o pé apóia no chão. Como esse tensionamento se repete milhares de vezes, podem ocorrer microlesões (rupturas microscópicas, são um acontecimento normal durante a prática de exercícios físicos e esportivos) na fáscia, das quais o corpo normalmente consegue se recuperar sem maiores problemas. Porém, quando percorremos uma distância para a qual não estávamos adequadamente preparados ou nosso descanso for insuficiente, o corpo pode não conseguir se recuperar adequadamente, e aí temos o início da fasciíte
O principal sintoma é a dor sentida logo ao se levantar e apoiar o pé no solo, para dar o primeiro passo do dia. Essa dor acontece na sola do pé, geralmente logo à frente do osso do calcanhar (local onde a fáscia se fixa no osso). Após alguns passos a dor pode diminuir ou cessar, porém, em casos mais graves, ela pode continuar.
Durante a prática da corrida ela pode atrapalhar especialmente no início do (ou após o) treino, quando o corpo ainda não está bem aquecido. Com o corpo aquecido pela atividade, a dor pode diminuir, similarmente ao que acontece pela manhã. Porém, nos casos mais graves a dor pode persistir mesmo depois do corpo estar aquecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pessoal, não estamos mais respondendo a comentários. Nossa atenção toda está voltada ao nosso site profissional, o Optima Fisioterapia (www.optimafisioterapia.com.br). Agradecemos à compreensão de todos!