segunda-feira, 4 de abril de 2011

O P.R.I.C.E. é importantíssimo após as lesões esportivas!

Você está lá fazendo seu esporte e de repente torce o pé ou sente puxar a parte de trás da coxa. O que você deve fazer a seguir? P.R.I.C.E.!

Mas o que é o P.R.I.C.E.?

É um conjunto de procedimentos que visa proteger e acelerar a recuperação dos tecidos na fase inicial após a lesão, cujo significado vem a seguir:

.P de Protection (Proteção) -> você deve proteger a região machucada.

.R de Rest (Repouso/Descanso) -> descanse, não force a região. Se forçar pode agravar a lesão.

.I de Ice (Gelo) -> aplique gelo o quanto antes (veja o artigo sobre a aplicação de gelo aqui).

.C de Compression (Compressão) -> comprima a região, muitas vezes comprimindo a região com a própria bolsa de gelo, ou através de uma bandagem ou outro tecido. Ajuda a minimizar a formação de edema acelerando a recuperação.

.E de Elevation (Elevação) -> eleve a região acima do tronco, também com o objetivo de minimizar a formação de edema. Exemplo, se você torceu o tornozelo, pode se deitar com os pés apoiados num suporte, acima da linha do tronco.

Evidentemente, devemos sempre ter alguns critérios. Se ocorreu uma lesão grave, como uma fratura exposta, o P.R.I.C.E. talvez não seja o procedimento mais adequado. Porém, para a maior parte das lesões típicas do esporte, tais como estiramentos musculares, pancadas, entorses de tornozelo ou joelho, o P.R.I.C.E. deve ser aplicado.

Portanto, se você ou alguém que conheça acabou de se machucar, utilize o P.R.I.C.E.!


Comentem e participem abaixo!

2 comentários:

  1. Olá Dr. Cláudio !!!

    Excelente a postagem !
    Pratico esportes a muitos anos ( Artes Marciais ) e por isso, às vezes, já tive vários tipos de lesões, e por recomendação médica ou dos próprios colegas de treino, sempre utilizei o P.r.i.c.e, mas não sabia que se chamava assim, seguia os passos descritos no texto, mas não tinha conhecimento de que era um procedimento.
    Fico feliz em saber que agi corretamente.
    Obrigada pelos esclarecimentos !
    Um enorme abraço !

    ResponderExcluir
  2. Oi Samanta,
    de fato logo após as lesões esportivas não resta muito a fazer senão seguir os procedimentos do Price. É o ideal para evitarmos o agravamento da lesão e abreviarmos nossa recuperação.

    Fico feliz em saber que você já o realizava!

    Um grande abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir

Pessoal, não estamos mais respondendo a comentários. Nossa atenção toda está voltada ao nosso site profissional, o Optima Fisioterapia (www.optimafisioterapia.com.br). Agradecemos à compreensão de todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...