sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tendinopatia (tendinite) patelar - um tratamento eficaz

Esse texto é dirigido a profissionais da saúde, embora possa também ser do interesse de não profissionais. Sugerimos, porém, que não realizem qualquer das atividades aqui descritas sem a presença do profissional apropriado.

Nos últimos anos uma série de artigos vêm revelando a utilidade do treinamento excêntrico no tratamento das tendinopatias. As tendinopatias de Aquiles tiveram uma atenção especial, assim como as de quadríceps (tendinopatia patelar). Um artigo publicado em 2004 comparou dois métodos de realização do treinamento excêntrico e o efeito de cada método nos sintomas de pessoas (atletas) com tendinopatia patelar.

Nesse estudo, o treinamento excêntrico foi realizado usando-se o agachamento unipodálico. O exercício é feito realizando-se a fase excêntrica (o dobrar do joelho) com apoio na perna com a lesão apenas, mas na fase de levantar (fase concêntrica) deve-se usar a outra perna. Como mencionado, o estudo comparou dois métodos de realizar esse treinamento. O primeiro método é feito com o apoio do pé no solo, enquanto no segundo método, o apoio é sobre uma superfície declinada (a 25º).

Veja o artigo completo em Optima Fisioterapia.

2 comentários:

  1. Tendinite, tendinopatia essa doença no braço qual seria o tratamento?
    dada_mota@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Dayane,

    depende. Depende de qual tendão estiver machucado.
    Além disso, embora os artigos estejam falando sobre o treinamento excêntrico, existem outros recursos que podem auxiliar ainda mais a recuperação nas tendinites. O treinamento excêntrico é um deles.
    Abraço,
    Claudio

    ResponderExcluir

Pessoal, não estamos mais respondendo a comentários. Nossa atenção toda está voltada ao nosso site profissional, o Optima Fisioterapia (www.optimafisioterapia.com.br). Agradecemos à compreensão de todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...